domingo, 21 de novembro de 2010

COOPERAÇÃO...
            A organização da cooperação exige de seus atores uma comunicação de interesses, de objetivos, a respeito do qual precisam falar, argumentar e decidir. Nesse processo de interlocução de saberes de cada associado acontece a educação. Há, portanto, uma estreita relação entre esses dois fenômenos: na prática cooperativa, para além de seus propósitos e interesses específicos, produz-se conhecimento, aprendizagem, educação; na prática educativa, como um processo complexo de relações humanas, produz-se cooperação. Assim, as práticas cooperativas na escola podem constituir-se em privilegiados "espaços pedagógicos", através dos quais os seus sujeitos tomam consciência das diferentes dimensões da vida social.
A cooperação é tão importante que constitui, na verdade, um poder, o poder que capacita a transformação de uma realidade.
Atualmente, ser capaz de se relacionar de modo cooperativo é uma exigência crescente, é tarefa de todo o profissional que trabalha em grupos contribuir com o desenvolvimento desta condição e interação entre os sujeitos.
Para que ocorra uma boa convivência em sociedade, todos nós precisamos exercitar mais as nossas habilidades de relacionamentos, resgatando dos nossos alunos os valores morais já quase esquecidos, como: paciência, tolerância, compreensão, cooperação... Para isso, deve existir o respeito mútuo entre os indivíduos para que se consiga o desenvolvimento de relação de cooperação.
A cooperação é o conjunto das interações entre indivíduos iguais (por oposição ao conformismo compulsório) e diferenciados (em contraposição às interações entre superiores e inferiores). Sociologicamente, a cooperação organizou-se em correlação com a divisão do trabalho social e com a diferenciação psicológica dos indivíduos que dela resultou. (PIAGET, 1998).
No trabalho em grupo sempre surgem opiniões contrarias, o que é muito importante, pois é necessário que haja o respeito à opinião e as diferenças de cada um. Cabe ao professor saber trabalhar a melhor maneira possível, para que haja a cooperação entre os alunos.
Portanto na experiência e na capacidade dos professores estão os principais recursos que as novas gerações necessitam para aprender a dar valor à cooperação e a solidariedade.
O meu projeto sobre “A influência da mídia na educação”, está de acordo com o texto de Piaget, pois as atividades propostas no trabalho exigirão dos alunos muita tolerância, paciência e cooperação.
                                                                                                                                                             Miriam

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