Utilizamos tantas tecnologias em nosso dia-a-dia, que muitas vezes nem nos damos conta do quanto estão presentes e facilitando nossa vida.
Portanto, o impacto social causado pela introdução da tecnologia de informação e comunicação (TIC) nos últimos anos, ocasionou intensas transformações nas principais intituições sociais.
As mídias e as tecnologias ainda não estão plenamente inseridas no dia a dia escolar, mas em um processo de desenvolvimento, em que ainda há muito que se fazer. A tecnologia está chegando à escola, mas só isso não resolve. É preciso uma mudança de cultura para que as instituições escolares se tornem inseridas na sociedade digital. E, os professores precisam se apropriar das tecnologias para então as incorporarem à prática pedagógica.
Afinal, as novas gerações já dominam as tecnologias, mas é preciso ajudar os alunos a aprender e pensar sobre o aprender, para que desenvolvam a autonomia sobre a própria aprendizagem daquilo que necessitam para viver e trabalhar na sociedade digital caracterizada por contínuas mudanças.
O caminho é preparar a escola como um todo, incluíndo a comunidade escolar e seu entorno, assim como as famílias para que possam entender e participar do esforço de transformação da escola e de sua integração à sociedade digital.